quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O início de tudo

     Seguindo o exemplo de pessoas que tem me ajudado muito ultimamente através de suas partilhas em blogs e incentivada por minha psicóloga, eis-me aqui, tentando de alguma forma expressar aquilo que sinto.
     O desejo de escrever nasceu no dia em que postei um comentário no blog da Polly (amando um dependente químico), era um dia em que o desespero tentava tomar conta de mim e escrever aquele comentário e obter a solidariedade das pessoas que leram, me ajudou a "sobreviver". 
    Aquele foi início de uma grande reviravolta na minha vida e na do meu esposo adicto... Segue o Início de tudo:

30 de outubro de 2007

     Mais uma vez a história se repete... Foram 15 dias de paz, serenidade e sanidade, quer dizer, eu acho que durou esse tempo. Bem, o fato é que estamos dando mais uma volta pelo "círculo", começa sempre com a irritação, insatisfação... Daí vem a maneira rude de me tratar, talvez pra me afastar, pois eu de alguma forma sou um empecilho entre ele e a droga, depois ele recai, tenta se enganar achando que dessa vez vai conseguir usar escondido e controlar o uso, logo perde o controle e passa dias usando, só pára quando o corpo não suporta mais, e mesmo assim, é preciso que seus recursos também tenham se esgotado, então ele volta, pede perdão, as vezes nem pede mais, promete que nunca mais, que agora tomou a decisão, diz que vai se submeter a ser tratado, enfim, eu perdôo... Passamos dias felizes, maravilhosos aliás, pois quando a cocaína não está entre nós somos a família mais feliz desse mundo, me sinto a mulher mais amada da face da terra... Mas nunca dura muito, e aí começa tudo outra vez, outra volta no maldito círculo... Sabe, tô em uma fase muito difícil, não sei o que pensar e muito menos como agir e isso está fazendo o círculo piorar, pois perdi minhas forças, não sou mais firme em meus limites e tenho facilitado muito o pós uso... Sempre perdoando... Na verdade não tenho mais limites, ele já ultrapassou todos eles, usa em casa, já tentou me agredir fisicamente, me agride com palavras... Já ignorei tanta coisa em nome desse amor, da família... Agora, porém o que me deixa mais confusa é a reação das crianças, eu coloquei na cabeça deles que família é a coisa mais importante que existe, eles se orgulham de sermos uma família padrão e do fato de estarmos juntos desde a adolescência, meu filho mais velho sonha em viver um amor assim... Fico realmente muito triste, meu Deus, não posso fazer nada, enquanto ele pode tudo, ou seja, basta ele parar, buscar ajuda pra controlar a doença, se submeter QUERER MUDAR, QUERER E AMAR NOSSA FAMÍLIA TANTO QUANTO EU... É muito difícil aceitar que isso pode nunca mudar, aceitar e entender que não tem cura... Sei de tantas pessoas que conseguiram... É muito triste, não existe palavra que explique o tamanho da dor que é ver alguém que você ama, que tem tudo pra ser feliz e bem sucedido, se deixar levar pelo vício... Agora ele está sabe Deus onde, se drogando sem parar, com certeza sofrendo, mas ainda assim preferindo estar desse jeito... Deus isso é terrível, ser prisioneiro da droga, não conseguir parar , meu Deus, dói muito, tudo que eu queria é ser capaz de fazer algo... Hoje entendo que não há nada que eu possa fazer, só posso orar, entregar nas mãos de Deus e pedir misericórdia!
     Não sei o que é pior pras crianças, viver nessa inconstância, nesse sofrimento, ou enfrentar a separação dos pais, somos tão felizes quando a droga não está dominando meu esposo. Sei que ele não domina, que é uma doença, mas poxa, é uma doença que só depende do doente pra paralisar... Sei que nada do que ele fala ou faz quando está no uso deve ser levado em conta, mas ele me fere tanto com a falta de consideração por mim, me trata mal, com indiferença, me rejeita, me troca, faz com que eu me sinta um estorvo na vida dele. Li um artigo que dizia que o D.Q. não vê pessoas, só objetos e que por isso não devemos nos martirizar por suas atitudes egoístas e falta de reconhecimento, pois esse é um dos sintomas da doença, meu Deus, me ajude, não sei o que fazer nem como reagir da forma correta pra sair desse círculo, quero ir pra frente, definitivamente eu preciso e quero romper esse círculo. Me ajude Senhor!!!
     Esse foi o relato feito no blog da Polly, graças a imensa solidariedade que obtive, encontrei forças pra procurar ajuda, dessa vez pra mim mesma, pois pude perceber que eu estava, e ainda estou, tão doente quanto ele, e o pior, estava arrastando nossos filhos pro mesmo abismo. Procurei o Nar-anon, o Amor Exigente, voltei a fazer terapia e decidi pôr em prática tudo aquilo que eu já havia aprendido, mas teimava em fazer diferente, parei de facilitar, disse a ele que dessa vez iria cumprir com o que havíamos estipulado caso ele voltasse a recair, pedi que fosse embora, mesmo sofrendo muitoooooo, passando por cima da vontade de perdoar, abraçar, beijar, cuidar... Entendi que eu só estava ajudando ele a se afundar cada vez mais e prolongando mais o meu sofrimento, me senti egoísta, pois na verdade eu perdoava mesmo sabendo que só deixando ele encontrar o fundo do poço talvez houvesse esperança de recuperação, perdoava mesmo sabendo que ele piorava a cada recaída, perdoava porque o amo demais e me contentava com os poucos dias de intenso amor e cumplicidade que vivíamos, perdoava porque tinha medo de vê-lo morto, mas sabia que a cada recaída os riscos cresciam ainda mais... perdoava porque sou uma co-dependente e ele é meu vício... lágrimas...

9 comentários:

  1. oi miga mais uma pra soma,tenho 27 anos desde 13 anos conhecia meu marido ke foi meu 1 amor,hj tenho 27anos ele 31anos,sai de casa com 17 fui pra casa da mãe dele,vivo isso desde de 2003,ja separei deles algumas vzs mais acabava voutando pois ele prometia ke ia muda,mais nada ate ke em 2006 vomos para o interior da bahia passamos 10 meses ele lá era aquele ke conheciaa,lá ñ tinha medo dele sai pois sabia ke ia volta bem ele ficava com o dinheiro,ai resolvemos voltar ate por ke ele pareci esta bem,mais td veio a tona ficou pior,me separei denovo,passamos 7 meses mais ele estava se acabando ai resolve voltar pois vi ele morrer,mais com condição ele tinha se trata ele aceitou so faxada,eu e a mãe dele iamos atraz de clinicas pública mais ele sempre colocava defeito,atei ke larguei de mão ai eles adora né pois ele fez a festa,coloquei na mão de deus,ate ke um dia ele veio me falar ke ke no dia seguinte,27 de set de 2010 ele ia ser interna, bom foi 90 dias,no primeiro mes estava muito bem outra pessoa,decidido ke varios planos,mais depois começou as manipulaçoes por telefone mais ñ dexamos ele vim,depois passou,em janeiro quando ele saiu td mundo muito orgulhoso dele outra pessoa,conversou muito com meu irmã tando conselho pois meu irmão tb estava na ativa ,(graças a deus meu irmão paraou sozinho so com força de vontande hj é outra pessoa)na 3 semana ke ele veio teve recaida,voltou ñ falou para niguem na clinica nem deixou nós fala pois disse ke ñ ia fica mais internado,terminou tratamento,voltou a ativa menos do ke era mais voltou,e esta até hj,fala ke ñ vai mais se interna,ñ esta trabalhando,quando falou pra ele ir procura acha ruim,desempregada,graças a jeova msm com td ke esta acontecendo consigo HOJE,fica serena,mais asvzs ela vem a tona(co-dependecia)ñ sei o ke fazer na ultima conversa falei pra ele se ñ para pega as coisas e vai embora.a vida dele quando ñ esta drogado ou se drogando,é fica dormindo até tarde comendo e no computador vendo filme,ñ aguento mais,como pode com td ke esta passando é como se ele ñ está vendo esta cego,me ajuda miga ñ sei mais o ke fazer

    ResponderExcluir
  2. É Luana, sei bem do que vc está falando... Se torna mais difícil ainda pelo fato de termos dedicado nossas vidas, desde a adolescência, é muito difícil romper, até porque a razão nos diz p/ partir, mas nosso coração teima em ficar, vc não precisa tomar uma atitude drástica, pelo menos não até ter certeza de que está preparada, mas vc pode e deve procurar ajuda p/ VOCÊ, mude VOCÊ, olhe p/ VOCÊ, AVANCE, retome seus sonhos... Comecei a fazer isso, pus em pratica os ensinamentos do Nar-anon, isso gerou uma crise no meu esposo, pois ele percebeu que eu estava saindo da dança, agora ele está internado. No momento estou dando continuidade ao meu tratamento, quando ele voltar, bem, quando ele voltar não sei dizer como será, estou evitando pensar nisso agora... Não há garantias, mas o que importa é que da crise bem administrada surgem as oportunidades e estamos os 2 em tratamento... Estou vivendo o SÓ POR HOJE!
    bjos e que vc possa encontrar em Jesus a paz que excede a todo o entendimento.

    ResponderExcluir
  3. É Helena,pior de td ke eu fiz td por ele vivia pra ele minha vida td ke ia fazer só girava em torno dele,e depois de td ke fiz ñ sou reconhecida,ele é ao contrario quando esta insano ñ dirigi uma palavrra ke possa me magoa,só escuta eu falando,promete varias coisas,mais quando está limpo,viro o bicho só se tocar no assunto,eu-¨o ke vc vai fazer¨ELE-¨vai começar a enche meu saco¨ ja fica ignorante,bom na verdd a td tempo ele é ignorante,ñ tem paciencia pra nada,miga sei ke minhas escolhas ou decisoes só depende de mim,mais por vc te experiencia,te pergunto como posso agi com ele,fico no pé para tomar uma decisao ou deixo ele pra ver o ke ele faz,ñ sei mais como agi,foi dificil seu marido se trata
    bjs xau,se tiver msn ou e-mail pra compartilha se acha melhor.

    ResponderExcluir
  4. Meu e-mail é: helena300392@gmail.com
    Entra no site da clinica www.clinicagrandhouse.com.br, leia os artigos, vai te ajudar muito, leia tbm a literatura do Nar-anon. Ponha em prática e vc vai vêr que vai abrir seus olhos.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. sinta-se abraçada.

    sei oq sente... sei mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oi helena boa noite!
    mais uma noite,eu falei pra ele ñ sai
    pedi porfavor,denovo ñ mais ele como sempre inventou ke so ia no cunhado ke é perto daqui e ja vinha,mais sei ke ñ é verdd,hj ele vez um pico,e amanha tinha ke ir denovo kem sabe se vai né,é pior ke ele esta vendo ke estamos precisando desse dinheiro,estou sentindo raiva nesse mmt,ñ keria mais to com muuuuita raiva,to me sentindo uma trouxa como se ele tivesse tirando uma com minha cara,pois já falei pra ele ke desse jeito ñ aguento mais,mais ele enves de se esforça por mim,ele é um egoista,ai ke raiva...
    bjs,xau

    ResponderExcluir
  7. Eu compreendo vc, mas infelizmente só o que posso lhe dizer é: PROCURE AJUDA P/ VOCÊ. Existem muitas opções, Nar-anon, Amor-exigente, gostaria de encoraja-la a dar esse passo. Infelizmente você não pode fazer nada por ele, somos impotentes perante a adcição, vc precisa entender que só pode mudar vc mesma. Bem sei o quanto é difícil entender e aceitar isso, mas é a realidade... Não fique aí imaginando 1000 coisas e se martirizando, lembre-se que ele está doente, ele não está mais no comando de sua própria vida, essa porcaria rouba até mesmo o maior dom que Deus concedeu ao ser humano que é o lívre-arbítrio. Só nos resta orar, e aprender a descansar no Senhor!
    Que Deus lhe conceda paz, a paz que excede a todo o entendimento!

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA MIGA!
    TD BEM,KE SEU DIA SEJA MARAVILHOSO,HJ ESTA UM DIA LINDO,AKELA RAIVA DE ONTEM FOI SÓ UM MMT DE INSANIDADE,HJ ESTOU MELHOR,ELE VOLTOU ONTEM BEM, ESTAVA NO CUNHADO MSM,E VC FREQUENTA NAR ANON OU AMOR EXIG:-)
    BJS,KE JEOVA ESTÁ COM A GENTE NESSA LUTA.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Freqüento os 2 e tbm faço terapia 2 vezes na semana c/ uma psicóloga especialista em D.Q.

    ResponderExcluir