domingo, 27 de novembro de 2011

Pare de facilitar... Avance e não volte para trás!

Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais... Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si, carrega o dom de ser capaz, de ser feliz... 


Bom dia!
Hoje fazem 25 dias que decidi procurar ajuda PARA MIM, decidida a romper o círculo que vinha vivendo desde que descobri que meu esposo é um usuário de cocaína, um D.Q., um adicto (tenho aversão ao significado dessa palavra - adicção = acorrentado, escravo de...). Em todos esses anos de muito desespero, passei por várias fases, comuns aos co-dependentes, mas sempre buscando informações a respeito, lia tudo que via pela frente,sempre me identificando, reconheci minha doença, sabia o que deveria fazer, mas infelizmente eu estava em um grau muito elevado da doença (a co-dependência), sofriiiaaaa com a indiferença do meu esposo, achava que tudo que ele fazia, era porque não me amava e não me dava o devido valor, eu sabia que as atitudes dele faziam parte dos sintomas da D.Q., mas não conseguia aceitar, é duro aceitar que o  D.Q. na ativa é inacessível emocionalmente,não que eles deixem de amar, mas os sentimentos ficam em segundo plano, a droga fica no comando de tudo... Que triste... Eles também sofrem por isso... Eu sofria muito com a dor da impotência, já tinha estudado tanto sobre D.Q. e sabia que nada do que eu fizesse faria ele parar, eu sabia que não adiantava chorar, implorar, fazer chantagens... "Por favor amor, pensa na nossa família...Pensa nas crianças, pensa em você, por favor... Não quero ter que abrir mão de você, nós nos amamos tanto... Temos tudo p/ sermos felizes... Pelo amor de Deus, por tudo que é mais sagrado, PENSAAAA...E chorava...
Até que no dia 2 de novembro, depois de ler um artigo, e gravar a seguinte frase: "Pare de ajudar,o D.Q. precisa sofrer perdas, só assim talvez haja esperanças.Avance e não olhe para trás." Aquele AVANCE E NÃO OLHE PARA TRÁS ficou gravado na minha mente, tomei a decisão ainda pensando nele, mas tomei, avancei...Fui ao Nar-anon, comprei toda a literatura deles e simplesmente devorei, comecei colocando em prática o DESLIGAMENTO COM AMOR, continuava sendo uma esposa amorosa e dedicada, porém voltei a focar nas minhas coisas, não deixava mais de fazer nada só para vigiá-lo (nunca adiantava mesmo, ele sempre dava um jeito de pegar droga e usar escondido pela casa),após um dia de uso, esperei a ressaca acabar e quando ele estava sóbrio chamei-o para uma conversa,fui bem clara dizendo  que se ele não decidisse parar e para tanto se submetesse a tudo que fosse necessário ele teria que ir embora,que eu havia chegado ao meu limite e não iria pro fundo do poço com ele, pois alguém tinha que cuidar das crianças... Ele duvidou, passou 2 dias fora de casa usando, me mandava msg se lamentando mas continuava entregue... Quando ele voltou eu estava decidida, ele pediu que o deixasse ficar em casa só mais 5 dias até se "aplumar", disse a ele que enquanto ele não reconhecesse que estava doente e entendesse que precisava de ajuda p/ parar, nunca iria se aplumar, mas deixei que ficasse os 5 dias,(dormindo no quarto dos meninos) mas que nem pensasse em trazer droga p/ casa, e assim se passaram alguns dias... Eu sofria calada, chorava todas as noites, várias vezes quis chama-lo para dormir na nossa cama, queria tanto seu colo, seus beijos...quando a droga não estava entre nós ele me fazia sentir a mulher mais amada desse mundo, eram dias muito felizes p/ todos nós; mas me mantive firme, e vi ele tentando focar em outras coisas, tentando mostrar que estava controlando a doença... No quarto dia, após aparecer na academia no horário em que sabia que eu estaria - lindo malhando - foi um momento muito lindo, parecíamos 2 adolescentes se paquerando de longe... Tomou coragem e me chamou p/ conversar,segurou minhas mãos e pediu que lhe desse mais uma chance, que me amava demais,não queria me perder e que nossa família não poderia acabar daquele jeito, só por causa do egoísmo dele, senti muita sinceridade em seu olhar, era realmente de coração, foi um momento mágico p/ mim, minhas esperanças se renovaram e eu acreditei que seria possível, desta vez ele enxergou... Perdoei mais uma vez e vivemos uma semana linda, c/ muito amor e dedicação ao nosso relacionamento e aos nossos filhotes, as crianças ficaram radiantes... Se iludiram também...
Porém, ele não buscou ajuda,ou seja, estava talvez só dando um tempo, achando que depois poderia controlar o uso...A droga o derrubou novamente, nocauteou... Foi então que entreguei os pontos, não permiti que ele voltasse p/ casa, mandei que pedisse ajuda aos seus pais e me mantive firme, tudo que eu queria era permanecer firme, eu não iria recair... Passaram-se 9 dias até que ele pedisse ajuda dos pais, desesperado, surtando, disse que iria se tratar sim, a essa altura eu já era a pior pessoa p/ ele, eu queria acabar c/ a vida dele,eu não o fazia feliz... Tirou sua aliança, falava horrores de mim, eu me tornei sua inimiga...Como isso me fez sofrer! Os pais dele me contavam tudo que ele, surtando, falava a meu respeito, até que pedi a eles que não me falassem,eu não precisava sofrer mais do que já estava, eu sabia que era por causa da doença, mas aquilo estava me matando por dentro, pôxa, logo eu... Mas, amém... É assim mesmo, é assim que os adictos reagem quando seus co-dependentes decidem parar de facilitar suas vidas... Enfim,depois de muita luta, muita indecisão e tensão ele se entregou... Viajou para se internar com muita mágoa de mim, isso ainda me dói muito, mas o que importa é que ele agora está lá, se submetendo a ser tratado e tenho muita fé em Deus de que irá dar TUDO CERTO, pois sei que Deus está no controle de tudo!
Quanto a nós, não sei, só sei que quero a minha recuperação mais que tudo na vida, estou frequentando Nar-anon, Amor-exigente e fazendo terapia 2 vezes na semana, tenho tido muitos progressos, ainda estou sofrendo pela falta que ele me faz,e pelo fato de ele ter me colocado como vilã, a hora de dormir é bem difícil ainda, me pego imaginando o que ele deve estar fazendo ou pensando... Sinto muita falta do nosso aconchego, de sua voz me chamando de princesa... Mas não estou mais me deseperando, faço todas as minhas atividades, sempre uma coisa de cada vez, e estou procurando sempre vêr o lado bom das coisas, afinal eu creio que TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS!


BJOS E MUITA SERENIDADE, CORAGEM E SABEDORIA
  

7 comentários:

  1. nossa... parece que eu escrevi isso..rs
    é engraçado como de uma hora pra outra nos tornamos as inimigas né.

    e aii, como a indiferença deles dói!

    fica em paz viU!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, parabéns pelo blog, você vai ver como vai te fazer bem, escrever aqui! Além de ajudar outras pessoas né, assim como eu, apesar de 2 anos convivendo com um DQ, ainda me sinto dando os primeiros passos nessa estrada, e principalmente na minha recuperação...
    Engraçado é que quando nos sentimos assim, longe deles, esquecemos tudo de mal que eles já nos fizeram, e justificamos todas as atitudes deles, em nome de uma doença. Pensamos ah não era eles, era a doença.
    É muito difícil lidar com tudo isso, só posso te dizer, que compartilho, estou com voce, estamos juntas!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. ESTOU AGINDO ASSIM TB AGORA,POIS AGORA SEI KE TEM CASOS KE ELES PRECISAM PERDE ALGO PARA ACORDA,DEPOIS DE TER PASSADO UM PERIODO ME TRATANDO COM REMÉDIOS E ACOMPANHAMENTO MÉDICO,E ATRAVÉS DE VCS KE RELATÃO SUAS EXPERIENCIAS E NÓS AJUDA AGIR,ABRE NOSSOS OLHOS,NÃO FREQUENTO NENHUM GRUPO,SÓ A JEOVA,E ELE E VCS TEM ME AJUDADO A MUDAR COM MEU ADICTO,HJ NÃO DEIXO MAIS DE FAZER NADA PRA FICA FIGIANDO ELE,INFELIZMENTE ESTOU VIVENDO SOZINHA MSM ELE ESTANDO AKI,MAIS VOU VENCER,HJ ESTOU DECIDIDA EM VIVER MINHA VIDA NÃO A DELE,EU ME SINTO COMO SE ESTIVESSE EM COMA E ESTOU ACORDANDO.
    BJS
    OBRIGADA POR NÓS AJUDA COM SUAS EXPERIENCIAS

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiga!
    Passando aqui pra dizer que compreendo a sua dor e seus sentimentos. Sei como é difícil neste momento, mas afirmo que estás caminhando no rumo certo, que é justamente buscar a sua recuperação.
    Fico feliz por saber que ele tb está se tratando.
    Não se leve muito a sério nessa questão de acusações por parte dele. É como vc mesma disse:" é a doença que está fazendo ele dizer estas coisas".
    Tanto ele quanto vc, quanto a família dele sabem da força e da ajuda que sempre vc deu a ele. Por isso, relaxa! Deixa as coisas acontecerem. Apenas esteja apoiando ele. Nunca o abandone. Quando a gente casa, assume o compromisso de estarmos juntos na doença, na tristeza,...
    Gostei de ver quando vc disse que comprou logo toda a literatura...rsrs
    Olha...agora é com ele lá....só ele é responsável pela recuperação dele. Mas a família pode e deve ajudar. Sempre que tiver visitas, faça o possivel para comparecer.
    Quanto a voces reatarem ou não....só vc's mesmo podem decidir isso....dê tempo ao tempo....não precisa correr contra o tempo, porque hoje o tempo é a nosso favor.
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  5. È isso aí companheira, quanto mais escoras vc se apoiar mais dificil fica de te derrubar... Nar-anon, amor exigente, terapia, mal não lhe farão pode ter certeza!!!!
    Te amo companheira!

    ResponderExcluir
  6. Olá querida, é como a Adri disse rs, parece que todas nós estamos falando do mesmo homem, a historia, as desculpas, as mentiras, promessas tudo igual. Mas voce esta no caminho certo, eu intermei meu marido involuntariamente, um dia ele chegou do trabalho e o resgate o pegou e levou...raiva? ele nao queria ver ninguem, eu abri mao de tudo nesse dia, se ele nao me quizesse mais....amem ! do jeito que estava nao dava mais.... Fazem 2 meses que ele esta lá, esta um doce comigo, fiz a primeira visita dia 5/12, ele me tratou como uma princesa ! adoroooooo !!!!!!
    Entao flor, fica em paz, Deus esta cuidando dele lá, e vai restaurar sua familia ! bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, também entedendo seu sofrimento..., como uma amiga sempre me diz "as histórias são as mesmas, o problema é o mesmo, só muda de endereço".
    Como dói ver a pessoa que você ama e que escolheu para ser seu companheiro em busca da 'felicidade eterna' se destruir dessa forma, é difícil...tanto que temos que buscar grupos auxiliares para entendermos o pensamento deles e como nós devemos nos tratar para ajuda-los.Mas aprendi uma coisa ainda muito nova, Deus manda anjos para nos salvar...e nós somos os anjos deles. Esse sentimento que nos invade e nos envolve é incondicional, só queremos o bem deles...e mais nada.Lutaremos por nossas recuperações e vamos conseguir...lembra daqueles momentos bons..em família...sorrisos...abraços...gentileza..paz...ele voltarão.... e se instalarão em nossa vidas, por que nós acreditamos num ser maior que nós...DEUS. bjs

    ResponderExcluir